As eleições estão à porta e, ainda que tenha pensado que nada teria a dizer a este nível, não posso ficar indiferente às manobras das pessoas. Pensava que as listas que surgissem, opostas ao actual executivo, seriam mais sérias, mais comprometidas e, principalmente, mais por Regadas, ou seja, mais parecidas com a honestidade, humildade e respeito do Álvaro Teixeira, visto que o maior obstáculo ao progresso de Regadas tinha sido tirado da junta por duas derrotas consecutivas e impedido pelos militantes socialistas de voltar à Junta. Estava redondamente enganado.
As jogadas que vinham sendo feitas na ACSSR eram demasiado evidentes e era esperado que surgisse uma lista. Sim, uma lista e não duas como se veio a verificar. A entrada de um sócio de Fafe, que recusou viver em Regadas, foi bem clara quanto ao seu propósito de entregar a associação à Câmara, note-se que o elemento referido é membro da Assembleia municipal pelo PS e nada se conhece nas suas intervenções que tenha feito algo favorável a Regadas. Assim como ao outro elemento do PS que perdera duas vezes nas urnas e fora quem mais prejudicou esta nossa terra, não só com os tachos bem direccionados, mas com as despesas e comezainas que iam sendo registadas em papéis até da super bock. Ou seja, era esperado há muito tempo, essa lista pelo PS contra Álvaro Teixeira, uma vez que os directores desta associação tentaram atribuir prémios de louvores a uma Câmara que nada lhes tinha dado e o mesmo para uma junta que lhes dera tudo, isto é, o terreno sem o qual era impossível uma candidatura para o LAR.
No entanto, os pedidos ao Parcídio para agendar reunião com Barreto tinham de ser pagos e toca a formar outra lista de independentes.
A nossa indignação não é aparecerem listas, isso é bom, até para motivar quem está no poder, mas sendo eu um dos sócios desta associação não posso estar em acordo com a atitude tomada pelos dirigentes da mesma. O mais engraçado é que só agiram desta forma quando a actual Junta lhes passou o terreno para a Associação. Como já não precisavam desta Junta toca a tentar agradar a José Ribeiro e ao Parcídio…
Pessoalmente, aceito as listas, ainda que não me pareça correcto e não lhes perdoarei a atitude enquanto sócio, mas devo deixar bem claro que a pessoa que mais me desiludiu em todo o processo foi o Dr. Jorge Teixeira, o Presidente da ACSSR, que também por mim foi eleito.
Penso que dito isto, me sinto mais capaz de olhar para a minha terra e ver até onde é que vão as atitudes das pessoas. Sei que sou contestatário e, por isso, muito contestado, mas não quero que um dia me digam que fui cobarde ou hipócrita por não dizer a verdade. As pessoas, que contam comigo têm de saber o que eu penso e, dentro disso, questionarem se devem ou não trabalhar comigo ou mesmo dizer-me ‘bom dia’. Se aceitarem o que eu digo, aceitarei o que dizem, ainda que jamais os apoie!
De facto, olho para a situação actual e vejo pessoas que precisaram da junta e se diziam amigos, alguns até amigos da juventude… mas ‘Ó Álvaro com amigos destes, não precisas de inimigos’.
Vejo uma senhora candidata pelo PS que esteve na Junta como Secretária e não foi capaz, ainda que fosse professora, de trazer as escolas (que estão em Silvares) para Regadas, quando só faltava disponibilizar um terreno à Câmara, mas juntamente com o seu Presidente não conseguiram ver que davam apenas um atilho a quem lhes ia dar um porco. Logo a seguir apareceu a lista do PS a quem lhes foi prometido um investimento de milhares de contos em regadas em vez da escola e… como se pode ver, nem uma coisa nem outra.
Mas não se preocupem, não sou mesmo antidemocrático. Apenas gosto mesmo muito da minha terra e não gosto de ver que a maltratem, principalmente, se usarem associações em que eu esteja envolvido, como é o caso!
Ainda que digam que uma coisa não tem a ver com a outra, todos sabemos que só aparecem estas duas listas com estes senhores, e só menciono estes, não outros que também farão parte, porque se deveu a um processo de favores que foram pedindo para a candidatura ao LAR. O que falta mesmo é o bom senso de reconhecer que quem lhes deu mais foi o Álvaro e a sua Junta, porque sem o terreno nada seria possível, nem mesmo as reuniões com José Ribeiro ou Parcídio e Barreto. Sabem porquê? Porque é preciso ter um terreno para submeter uma candidatura, deste nível, ao PARES, apenas isso.
Aos restantes elementos das listas, deixo votos de bom trabalho, ainda que não estarei com eles e, muito menos, estaria com José Ribeiro que sempre maltratou a minha terra e continua a ter na sua lista um dos que mais prejudicou Regadas!
Não falo de Parcídio porque ainda não foi Presidente, logo terei de ver se é ou não capaz de merecer críticas ou elogios. Assim como o candidato do PSD, Dr. Humberto Castro.
Para resumir:
Temos duas listas que saíram da ACSSR para pagar favores, sendo que apenas uma delas a que apoia aqueles que sempre prejudicaram Regadas, a lista do PS. Logo, quem apoia José Ribeiro, não pode gostar mesmo nada de Regadas.
Pedro Miguel Sousa