Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Acordo Ortográfico

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o facto de poder escrever aqui na Gazeta de Regadas, local onde nasci e cresci, sendo que apesar de morar em Braga há alguns anos, sempre tento manter-me actualizado acerca do que vai acontecendo aí.

Pouco se falou no novo acordo ortográfico, porém, em minha opinião, deveria ser devidamente explicado como vai ser a língua portuguesa a partir de agora. Depois de tentar perceber como é que realmente vamos passar a escrever, continuo com muitas dúvidas, pois ninguém responsável por esta mudança se dignou a explicar aos portugueses quais as palavras que vamos passar a escrever de maneira diferente e como se escrevem.

O português é de Portugal! Apesar de muitos povos falarem e escreverem português com o sotaque e diferenças de cada país, africanos e o Brasil, o português é nosso. Por que razão temos de mudar a nossa forma de escrever se a língua é nossa e se nós é que escrevemos bem português?

Temos de mudar a forma como escrevemos por causa de no Brasil existirem mais pessoas que em Portugal. Importamos telenovelas e agora vamos importar também a forma de falar e escrever.

Em meu entender, a forma como sempre escrevemos, como aprendemos na escola, é a mais correcta, com acentos e em que se percebe o sentido de uma palavra, porque se consegue ler com a entoação correcta. A língua portuguesa é a língua mais bonita do mundo, somos dos pouquíssimos países do mundo que tem a palavra “Saudade” e estamos a perder a nossa identidade para sermos cada vez mais confundidos com o Brasil. Quando perguntam aos estrangeiros se sabem falar português, eles dizem que sim e falam brasileiro.

Existimos como nação há mais de 850 anos e agora somos confundidos com o Brasil, um país nem com pouco mais de 200 anos de independência, isto porque os nossos governantes decidiram. Talvez não seria má ideia deixarem os portugueses de vez em quando tomarem algumas decisões, não concordam?

Gilberto de Sousa

(Escreve à segunda-feira)