Do meu ponto de vista, por Álvaro Teixeira
O sistema democrático vigente está caduco!
A grande falha, que urge corrigir, é a ausência de poder do eleitor sobre o eleito por um período de tempo demasiado longo.
É tempo de responsabilizar mais o eleitor pela gestão do seu voto, criando condições para que troque de eleito quando quiser.
O poder do eleitor deve passar a ser equivalente ao do deputado, que pode abandonar a força política por que foi eleito e ingressar noutra…
Experimente-se dar ao eleitor o poder de se pronunciar trimestralmente, com a certeza de consequências na governação se durante três trimestres consecutivos for indicada a vontade, maioritária, de mudança.
A consequência pode ser a mudança de políticos na governação, ou mais três trimestres para os governantes do momento.
Deve acabar-se com as campanhas eleitorais como são : barulhentas; bajuladoras e enfadonhas, dando-se a cada pessoa que atinge a idade de eleitor a oportunidade de passar a atribuir o seu voto a quem entender.
Os meios de comunicação que temos chegam para promover candidaturas…mas deve haver sempre vontade e condições para mudar o que quer que seja.
Parece-me é que há urgência em criar-se condições para que só os mais honestos; capazes e competentes sejam eleitos e se mantenham no poder.
Saudações d’amizade