Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Artigo publicado no Jornal «O COMBATE» sobre a data de nascimento do Regadense João Pinto Ferreira, o fundador da cidade de Jaboticabal no Brasil


DOCUMENTO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DE JABOTICABAL
Luiz Carlos Beduschi
No passado, vários historiadores procuraram identificar as origens de nossa cidade. Um desses historiadores, Manoel Amorim Brenha, português de nascimento, natural de Povoa de Varzim, muito contribuiu para o registro dos primórdios da História de Jaboticabal.
Amorim Brenha organizou a edição do livro Jaboticabal, publicado em 1928, em comemoração ao Centenário de Fundação da cidade.  Além de organizar o livro, Amorim Brenha foi autor de vários contos que retrataram aspectos interessantes daquela época.
Num desses contos, intitulado O São João de Jaboticabal, Amorim Brenha, fazendo uso de sua imaginação fértil e criativa, concebeu uma história a respeito da infância e dos motivos que determinaram a vinda de João Pinto Ferreira ao Brasil.
Segundo o referido autor, os pais de João temiam que ele viesse a ser convocado para participar da guerra na qual Portugal se envolvera, embate que já havia ceifado a vida de três de seus irmãos mais velhos. Assim, para não ter mais um filho vitimado pela guerra, os pais de João decidiram enviá-lo ao Brasil.
De acordo com o relato de Amorim Brenha, João fora até a Espanha e de lá embarcara na galera San Thiago que viria a naufragar nas proximidades das Ilhas Canárias. Segundo o autor, João fora salvo milagrosamente por uma das caravelas do serviço real de transporte de alfaias e riquezas que a tempestade retardara muitos meses no mar bravio.
A caravela a que o autor faz referência integrava a frota que acompanhava Dom João VI ao Brasil, em 1808, quando o monarca fugia do ataque das tropas de Napoleão Bonaparte que invadira Portugal.
Para Amorim Brenha, em 1808, João tinha quatorze anos, mas era robusto e parecia ter mais dois ou três, uma vez que nascera em 1794.
Debruçando-se sobre documentos oficiais e autênticos, Dorival Martins de Andrade, atual Coordenador do Museu Histórico “Aluísio de Almeida” de Jaboticabal, passou a confrontar algumas datas mencionadas no conto de Amorim Brenha com as que constam de documentos oficiais aos quais teve acesso, tendo encontrado discrepâncias entre elas.
A principal discrepância dizia respeito ao ano de nascimento de João Pinto Ferreira. Para Dorival, João Pinto Ferreira nascera em 1778 e não em 1794, como afirmara Amorim Brenha em seu conto. Uma diferença significativa de 16 anos!
Em 2011, quando estávamos escrevendo o livro Símbolos de Jaboticabal, surgiu a oportunidade de esclarecer essa questão.
Graças aos recursos da Internet, descobri uma publicação virtual denominada Gazeta de Regadas. Entrei em contato com o editor da mesma, o Professor Pedro Miguel Teixeira Sousa. De início identifiquei-me e, em seguida, solicitei sua colaboração no sentido de verificar no livro de assentamentos da Paróquia de Santo Estevão de Regadas se constavam informações a respeito do nascimento ou do batizado de João Pinto Ferreira.
A partir do dia 17 de maio de 2011, passei a trocar mensagens com o Professor Pedro Sousa, via Internet. No início de agosto de 2011, recebi a seguinte mensagem:
Prof. Luiz Carlos Beduschi. Como tinha dito, o mês de agosto chegou e por isso dirigi-me ao Arquivo Distrital de Braga para conseguir a cópia do registro de nascimento e baptismo de João Pinto Ferreira. Como poderá verificar no documento, João Pinto Ferreira nasceu no dia 21 de março de 1779 e foi batizado no dia 23 de março do mesmo ano na Igreja de Santo Estevão de Regadas. O nome do pai é Francisco Pinto, mas a mãe é apontada como Custódia Glória Coelho, o que difere do inicialmente apontado, mas penso que se justifica pelos nomes dos avós. Visto que era filha de Sebastião Pires e Jerónima de Souza Coelho. Segue o documento em anexo e se for necessário mais algum documento ou informação disponha. Grande Abraço. Pedro Sousa.
Cópia do “fac-símile” enviado vai exposta a seguir.

Para facilitar a leitura do inteiro teor do documento manuscrito, insere-se transcrição feita por Dorival Martins de Andrade, Coordenador do Museu Histórico “Aloísio de Almeida” de Jaboticabal.
João, filho legítimo de Francisco Pinto e sua mulher Custódia Maria Coelho, moradores do lugar de Sardadello e da Freguesia de Santo Estevão de Regadas, do Concelho de Celorico de Basto, nasceu aos vinte e um de março de mil setecentos e setenta e nove, e foi batizado aos vinte e três do referido mês e ano, solenemente na Pia Baptismal desta Igreja com a imposição dos santos óleos; por mim o Padre Francisco José da Costa e Sá, Reitor desta mesma Igreja, e foi padrinho Manoel Alvarez do lugar de Sardadello, dessa mesma Freguesia, e Madrinha Teodora Maria de Siqueira, do mesmo lugar e Freguesia. Avós Paternos Thomé Pinto e sua mulher Catharina Ferreira, da Freguesia de São Martinho de Sylvares, do lugar de Tresmil. Avós Maternos Sebastião Pires e sua mulher Jerônima de Moura Coelho, do lugar de Sardadello desta Freguesia, já dita, de Santo Estevão, servindo de testemunha o Padrinho e João Pinto, da Freguesia de São Martinho de Sylvares, do lugar de Tresmil e Manoel José Machado, solteiro, filho de Manoel Machado da Cunha e para que esta verdade em todo o tempo conste fiz este acento, que assinei com o Padrinho e testemunhas, dia, mês e ano, ut supra.
O Reitor Francisco José da Costa e Sá
Do Padrinho Manoel Alvarez  -  João Pinto
Testemunha Manoel José Machado
Graças à perspicácia do pesquisador diligente e à colaboração do Prof. Pedro Sousa a dúvida estava finalmente dirimida: foi possível restabelecer a verdade histórica em relação à data de nascimento do Fundador de Jaboticabal – 21 de março de 1779.

(Jornal "O COMBATE", 16 de Julho de 2012)