Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Regadas, Localização Geográfico-Social


Texto: Pedro Miguel Sousa
A Freguesia de Regadas, do Concelho de Fafe, está localizada a sul deste Concelho que pertence ao Distrito de Braga. Nas palavras de A. LOPES DE OLIVEIRA, «Situa-se na estrada EN n.º 207 (Aldeia Nova - Povoa de Lanhoso), entre Felgueiras, junto de uma ribeira, afluente do Vizela, a 7,8 Kms SSE da sede (Fafe), e a 42,3 Kms., SE., de Braga...».[1]
Sendo a sua localização num dos limites do Concelho, uma vez que confronta com o Concelho vizinho de Felgueiras, grande parte da população exerce a sua actividade profissional neste Concelho, que já conheceu melhores dias a nível económico, mas ainda possui uma forte riqueza no fabrico e comércio de calçado. Embora Felgueiras seja uma fonte de receita para os Regadenses, parte considerável das receitas são devolvidas na constante procura de um comércio em constante expansão e oferta diversificada no vestuário e calçado e nos próprios bens alimentícios.
Uma freguesia rodeada e invadida de rios, ribeiros, poças e minas desvenda uma terra de forte regadio, o que a caracteriza como propícia à plantação agrícola, forte fonte de rendimento durante vários tempos, assim como a criação de caprinos e bovinos, sendo estes últimos verdadeiros auxiliares no cultivo da terra.Muitos seriam os locais aconselháveis a visitar para conhecer e descobrir a tradição de um Povo, mas há referências incontornáveis ao passado desta freguesia. As quintas que rodeiam a freguesia, os moinhos que seguem o leito do rio, as fontes corredias, os alpendres, eiras e espigueiros (elementos essenciais ao abrigo e à posterior transformação das colheitas) são a memória quase adormecida da ligação à agricultura.
Ao mesmo tempo que se desvendam os segredos do Povo, surge a beleza divina de uma natureza singular, onde rios, campos e montes retirados dos lugares habitacionais fazem o tranquilo descanso.
A Igreja Paroquial de Regadas, Igreja de St.º Estêvão de Regadas, é uma passagem obrigatória para o conhecimento secular da história de Regadas com os altares laterais (Nossa Senhora e Sagrado Coração de Jesus) e central (Santíssimo Sacramento) dourados, pinturas esculpidas nas paredes da capela-mor, é a imagem de S. Francisco que se destaca no centro da Igreja, o Santo comemorativo desta paróquia. As suas festividades dão-se no terceiro domingo de Junho em honra de S. Francisco de Assis e em Julho com a Festa do Senhor, anos antes celebrada no Domingo de Ramos.
Numa terra de registos seculares, preenchida por lugares de características peculiares (Os Lugares: Areda; Boavista; Baixa do Vale; Chade - Ribeiras; Contenças; Cortinhas; Cruz; Devesa; Doroso; Entre-Devesas; Fund' Vila; Lameirão; Lamela; Loureiro; Lugar Novo; Padrões; Paço; Quinta; Quintela; Retiro; Regadas; Rio; Ribeiro; Saibro; Serdadêlo; Serrinha; Souto da Roda; Travesselas), é na transmissão oral que se encontram as lengalengas mais mirabolantes, que colocavam as pessoas atemorizadas. Assim, é dito que no 'Vale de Quintela' aparecia uma cadela com pitos; Em 'Mata Burros' (entrada do Loureiro Paço) aparecia um homem muito grande, o que levava a que muito povo chegasse ao 'Alto e Vira para Trás' (partilha de Quintela Loureiro) e fugisse; Em 'Chosabrensa' (Quelha das Campas) aparecia o lobo e apareciam as bruxas no Rio do Génio.
Nos dias de hoje, depois de anos dedicados à agricultura, embora com a maioria dos habitantes a trabalhar fora da freguesia, esta já se encontra munida de outras actividades económicas, mais ligadas à indústria e comércio: Mercados; Cafés; Restaurantes; Padaria Pizzaria; Carpintarias; Serração; Construção Civil; Canalizadores; Electricistas; Fabrico e venda de Materiais de construção civil; Mármores; Têxtil fábrica de meias e peúgas e Estamparia; Consultório de Dentária; Cabeleireiros; Costureiras…
No campo da Educação possui três Escola: Escola Primária n.º 1 de Cortinhas; Escola Primária n.º 2 de Cortinhas; Escola Pré - Primária; Na saúde: Extensão de Saúde de Regadas e é servida pelo Centro de Saúde de Fafe e o Hospital de Fafe.
O Associativismo é uma das características mais marcantes desta terra, visto que a freguesia de Regadas sempre esteve ligada às mais diversas formas associativas. Em tempos, no momento em que os cortejos se faziam notar, havia grupos amadores de Rancho Folclórico, hoje destacam-se os Amigos da Borga; Agrupamento 88; Grupo Cultural e Desportivo de Regadas; Os Castiços de Regadas e ligado a este o Grupo de Fados St.º Estêvão; Associação Cultural e de Solidariedade Social de Regadas (ACSSR) e a seu encargo o recém-criado Rancho Folclórico St.º Estêvão de Regadas; A Ordem Franciscana Secular; Os Grupos Corais; O Grupo das Concertinas e o CLUB ALFA Movimento Juvenil de Regadas.
[1] OLIVEIRA, A. Lopes de, FAFE E O SEU CONCELHO, Edição da Câmara Municipal de Fafe, pág.: 93.