Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Do meu ponto de vista

(O 3.º turno da Teco)

A Teco é uma empresa que se dedica à fabricação de solas para calçado.

O 3.º turno, (vai das 22 horas dum dia às 6 do dia seguinte), é constituído por 13 homens, (dos 20 aos 51 anos), dedicados, competentes e… sempre bem dispostos.

O ambiente de trabalho é de tal forma agradável que (quase) todos chegam à empresa a faltarem entre 20 a 15 minutos… e logo aí começa a notar-se a boa camaradagem, que se estende pela noite… sem qualquer desleixo na produtividade.

A pausa, (2:00 / 2:30) de dupla utilidade, (reposição de calorias e reforço anímico), é mais um momento d’um bom e, muitas vezes, divertido convívio.

Não sei nada sobre o ambiente de trabalho noutras empresas, e sei pouco sobre os outros turnos na Teco, mas, acredito, se tudo fosse como no 3.º turno da Teco, seria maior a riqueza criada neste País e, (quem sabe?), os empresários mais generosos… E isso levar-nos-ia, (aos portugueses), a deixar de ter de recorrer à “maldita” emigração.

Como eu, há colegas, no 3.º turno da Teco, cuja necessidade de maior (salário) rendimento obriga a pensar, seriamente, na emigração, mas a boa camaradagem lá vai contribuindo para sucessivos adiamentos…

Enfim, se este País não é capaz de “fabricar” políticas capazes de nos proporcionar uma boa qualidade de vida, com a riqueza criada com Portugal, parece-me boa ideia (embora eu seja suspeito) seguir-se o exemplo do 3.º turno da Teco: Empenho, profissionalismo e… boa disposição.

Saudações d’ amizade

Álvaro Teixeira

(Escreve à quarta-feira)