Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Do meu ponto de vista

(O preço da mentira)

O grande Pessoa disse: “De instinto, a humanidade odeia a verdade, porque sabe, com o mesmo instinto, que não há verdade, ou que a verdade é inatingível. O mundo conduz-se por mentiras; Quem quiser despertá-lo terá que mentir-lhe delirantemente, e fá-lo-á com tanto mais êxito quanto mais mentir a si mesmo e se compenetrar da verdade da mentira que criou”.

O “ homem do leme” mentiu-nos delirantemente; Mentiu a si próprio, porque privado de inteligência bastante para perceber que as palavras de Pessoa se enquadravam noutros tempos e realidades.

O deslumbramento causado pelas suas reais mentiras causou uma sonolência demasiado longa, (qual hibernação dos ursos…) nos meios de comunicação social, permitindo assim aos comparsas do “chefe” uma eficaz difusão da mentira. (ou das milhentas, mil vezes repetidas, mentira).

E a popularidade do mentiroso “deus” crescia… mas crescia ainda mais a dificuldade em esconder a mentira.

Como “a mentira só reina enquanto não chega a verdade” e esta, finalmente chegou, caiu a mentira! E descobriu-se que ela é tenebrosa! E soube-se que as consequências serão dolorosas, mesmo, ou principalmente, para quem não teve qualquer culpa na criação de tamanha mentira!

Que pena cumprirão os culpados?

Que preço pagarão os inocentes?

Saudações d’amizade

Álvaro Teixeira