Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Duelo do Desporto Rei

Este fim-de-semana todas as atenções dos aficionados do Mundo do Futebol centram-se no Estádio da Luz. Lateralmente ao jogo de futebol em si, e perante o que se tem vivido ao longo dos últimos tempos, os autocarros de transporte, quer do Sport Lisboa e Benfica, quer do Futebol Clube do Porto, têm sido alvo de actos de vandalismo, o que demonstra que algo de muito mau se passa no mundo dos adeptos.

Ao preconizarem este tipo de actos, não estão a dignificar o desporto, nem o facto de torcerem pelo seu clube de futebol, demonstrando que são pessoas para quem o “saber estar em sociedade” não existe, uma vez que destroem ou vandalizam propriedade privada de outros, aproximando-se cada vez mais de atitudes bárbaras e arcaicas.

Infelizmente, as autoridades portuguesas não conseguem controlar isso, nem encontrar verdadeiros responsáveis pela organização destes factos, que em meu entender são criminosos. Muitas vezes as autoridades limitam-se a observar, intervindo apenas quando os confrontos entre os adeptos, atingem o nível de batalha campal, pondo em risco a integridade física de um qualquer cidadão que naquele momento por lá passava.

Em meu entender, todo aquele que por frustração, utiliza o apoio do seu clube de futebol para libertar a sua fúria, nomeadamente por meio de agressões a um cidadão que se apoia um clube de futebol rival, insere-se na categoria de Sociopata, uma vez que não tem enraizadas as regras de vivência em comunidade.

Quero por fim reforçar que, apesar de ter utilizado como exemplo o jogo de futebol entre os dois clubes referenciados, tais adeptos existem em todos os clubes, independentemente da cor, localização ou animal de estimação.

Gilberto de Sousa,

(Escreve à segunda-feira)