Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pedido de Ajuda

Após tanta indecisão e relutância dos nossos governantes em não recorrerem à ajuda monetária externa, bem como os acesos debates na Assembleia da República e nos meios de Comunicação Social, surge o pedido de auxílio às entidades internacionais.

A estranheza relativamente a isto prende-se com o facto que num espaço temporal de 3 semanas, passamos de um Governo que afastava por completo a possibilidade de solicitar a tão temida ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Fundo Económico Europeu e uma Oposição que exigia essa ajuda, arguindo que a única salvação nacional residia nos fundos de apoio económicos e monetários; para um Governo demissionário e uma oposição que se elevaram a uma só voz, clamando pela ajuda misericordiosa da Europa e do Mundo.

Neste ponto em que já não existe retorno, onde o nosso velhinho Portugal admitiu que está quase a declarar falência, analisando os países que foram resgatados pelo FMI, como é o caso da Irlanda e da Grécia, independentemente dos interesses e ideologias de cada interlocutor que versa sobre o assunto, estes países encontram-se a tentar sanar, recuperar e fortalecer as suas finanças públicas, de forma a poder dar aos seus cidadãos um futuro mais risonho, ou seja, o FMI não é o Monstro Adamastor que pretende transformar a passagem dos nossos dias em tormenta.

Em meu entender, a entrada do FMI em Portugal vai resultar em cortes na despesa pública, não tanto em aumento da receita, mesmo assim os próximos tempos serão de grande contenção. Todavia, penso que quem sairá mais “prejudicado” serão os gestores das empresas públicas, os deputados, ministros, directores de departamentos públicos com salários ou reformas exorbitantes, dos quais os restantes portugueses que auferem um salário mínimo nacional (que todos os dias vivem com grandes dificuldades) têm tanta pena... por isso, organizemos um “peditório nacional para ajudar os ricos de Portugal”.

Gilberto de Sousa,

(Escreve à segunda-feira)